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Backup e utilitários

SpiderOakONE: Uma turnê completa do software de backup

SpiderOakONE: Uma turnê completa do software de backup

A guia “Dashboard” no SpiderOakONE é onde você pode monitorar seus backups, sincronizações e compartilhamentos ativos. Tudo isso está contido na guia “Visão geral”, como você vê nesta captura de tela.

As informações de “Programação” ao lado de qualquer uma dessas seções podem ser editadas na tela “Preferências”, que veremos em mais detalhes posteriormente no tour.

Há também uma guia “Atividade”, que mostra todos os arquivos marcados para backup, mas que ainda não foram enviados. A localização, o tamanho e o progresso do upload de um arquivo são mostrados.

A seção “Ações” mostra várias coisas que ocorreram na sua conta SpiderOakONE. Uma dessas entradas mostrada aqui pode ser Application: save backup selection, que aparecerá se você alterar os arquivos / pastas dos quais está fazendo backup na guia “Backup”.

“Concluído” é essencialmente o oposto da guia “Atividade” porque mostra os arquivos que já foram carregados em sua conta baseada na nuvem. Você pode ver a localização, o tamanho e a hora de um arquivo do qual foi feito backup.

Nota:  A guia “Concluído” é apagada toda vez que você fecha o SpiderOakONE, o que significa que as entradas refletem apenas quais arquivos foram copiados desde a última vez que você abriu o programa.

A guia “Detalhes” mostra uma lista de estatísticas relacionadas à sua conta. As informações mostradas aqui incluem o tamanho combinado de todos os dados de backup, o número total de versões de arquivos armazenados em sua conta, a contagem de pastas e as 50 principais pastas que usam o máximo de espaço.

O  botão Pausar / Retomar Uploads  (visto na aba “Visão Geral”), é claro, serve como uma ação de um clique para interromper todos os backups de uma só vez. Clicando novamente, será retomado. Desligar completamente o programa SpiderOakONE e reabri-lo também servirá como uma função de pausa / retomada.

Guia Backup

Esta é a aba “Backup” no SpiderOakONE. É aqui que você pode escolher as unidades, pastas e arquivos específicos do seu computador dos quais deseja fazer backup.

Você pode mostrar / ocultar arquivos e pastas ocultos e usar a ferramenta de pesquisa para encontrar as coisas que deseja fazer backup.

Clicar em Salvar manterá as alterações feitas nos backups. Se você tiver backups automáticos habilitados (veja o slide 8), as alterações feitas aqui começarão a refletir na sua conta quase que imediatamente.

Você também pode usar o botão Executar agora para iniciar o backup manualmente a qualquer momento.

Gerenciar guia

A aba “Gerenciar” é usada para gerenciar tudo o que você fez backup na sua conta SpiderOakONE. Todos os arquivos e pastas dos quais você fez backup de todos os seus dispositivos serão exibidos nesta tela única.

No lado esquerdo, na seção “Dispositivos”, estão todos os computadores dos quais você está fazendo o backup. A opção “Itens Excluídos” mostra todos os arquivos que você excluiu de cada dispositivo, organizados pela pasta da qual foram excluídos, e permite baixá-los facilmente com facilidade.

É importante entender que o que você vê aqui na seção “Itens Excluídos” são apenas os arquivos e pastas que você removeu do seu  computador . Remover arquivos da sua conta SpiderOakONE ignora esta seção e os exclui permanentemente. Há mais sobre isso abaixo com o botão Remover .

Uma vez que você tenha escolhido um ou mais arquivos e / ou pastas de qualquer dispositivo, clicar no botão Download no menu permitirá que você baixe os dados da sua conta SpiderOakONE para o computador que você está usando atualmente.

Se um arquivo tiver um número entre parênteses ao lado, significa que há uma ou mais versões desse arquivo armazenadas on-line. Clicar no arquivo uma vez abrirá a tela “Histórico” à direita. Isso permite que você escolha uma versão anterior do arquivo para baixar, em vez da mais recente.

O botão Remover é usado para remover permanentemente um dispositivo inteiro ou selecionar arquivos e pastas da sua conta SpiderOakONE. Esta ação não envia os dados para a seção “Itens Excluídos”.

Em vez disso, eles ignoram completamente e são simplesmente removidos permanentemente sem capacidade de restaurá-los . É assim que você libera espaço na sua conta SpiderOakONE.

Nota: Para reiterar, o SpiderOakONE realmente não remove arquivos da sua conta até que você faça manualmente com o   botão Remover. Não importa se você os excluiu do seu computador e eles estão agora na seção “Itens excluídos”. Eles existirão para sempre, usando espaço na sua conta até que você os remova manualmente usando este botão.

O botão Changelog mostra a atividade que ocorreu nas suas pastas. Se você adicionou arquivos ou os excluiu da pasta, eles aparecerão nessa tela “Changelog de pasta” com a data em que a ação ocorreu.

Conforme você se move ao longo do menu, o botão Mesclar vem em seguida. Isso permite mesclar duas ou mais pastas entre qualquer número de seus dispositivos.

Ele funciona selecionando as pastas que você deseja mesclar e, em seguida, escolhendo uma nova pasta diferente na qual os arquivos mesclados devem existir, onde o SpiderOakONE copia os arquivos juntos em um só lugar.

Isso não é o mesmo que uma sincronização, que mantém várias pastas idênticas entre si. Vamos ver as sincronizações no próximo slide.

A opção final do menu do SpiderOakONE na aba “Gerenciar” é Link, que lhe dá uma URL acessível publicamente que você pode usar para compartilhar um arquivo com outras pessoas, mesmo que elas não sejam usuários do SpiderOakONE.

Esta opção de compartilhamento funciona apenas com arquivos (mesmo os excluídos), e cada link que você gera é válido apenas por três dias, após o qual você terá que gerar um novo link se quiser compartilhar esse arquivo novamente.

Para compartilhar pastas , você deve usar uma ferramenta diferente, explicada abaixo.

À esquerda, o   botão Gerenciador de Download pode ser acessado para ver os arquivos que estão sendo baixados para o seu computador. Os arquivos serão exibidos aqui apenas se você usou o  botão Download e eles serão  apagados sempre que você fechar o programa.

Sincronizar guia

A guia “Sincronizar” é usada para criar pastas sincronizadas, que mantêm duas ou mais pastas de qualquer número de seus dispositivos em perfeita sincronia entre si.

Isso significa que qualquer alteração feita em uma pasta será alterada em todos os outros dispositivos que usam essa sincronização. Além disso, os arquivos são enviados para sua conta SpiderOakONE, tornando todos os arquivos acessíveis a partir da web e do aplicativo móvel também.

A configuração de sincronização padrão do SpiderOakONE é chamada de  SpiderOak Hive . Ele pode ser desativado na guia “Geral” da tela “Preferências” se você preferir não usá-lo.

Para configurar uma nova sincronização com o SpiderOakONE, você será solicitado a nomear a sincronização e fornecer uma descrição para ela.

Então, você precisará selecionar duas ou mais pastas que você já está fazendo backup (você não pode escolher pastas que não estão sendo copiadas com o SpiderOakONE), não importa em qual dispositivo elas estão. Todas as pastas podem existir no mesmo computador, como em um disco rígido externo e interno.

Antes de concluir a configuração da sincronização, você pode excluir qualquer tipo de arquivo desejado usando curingas. Um exemplo seria inserir * .zip se você não quiser sincronizar nenhum dos arquivos ZIP dessas pastas.

Compartilhar guia

A aba “Share” permite que você crie compartilhamentos separados, chamados ShareRooms, dos seus arquivos SpiderOakONE que você pode distribuir para qualquer um. Nenhum dos destinatários tem que ser usuários do SpiderOakONE para acessar os compartilhamentos.

Por exemplo, você pode criar um compartilhamento para sua família que tenha todas as suas fotos de férias, uma para seus amigos que contenha vídeos e arquivos de música que você compartilha com eles e muito mais para qualquer outra finalidade.

Várias pastas podem ser escolhidas como compartilhamentos de vários computadores que você conectou à sua conta. Qualquer alteração que você fizer nessas pastas, como remover ou adicionar arquivos, será refletida automaticamente para quem acessa os compartilhamentos.

Os destinatários podem transmitir determinados arquivos (como imagens e músicas) da sua conta, bem como fazer o download deles individualmente ou em massa. Os arquivos em massa são baixados como um arquivo ZIP.

Antes de configurar qualquer ShareRooms, você deverá definir o que é chamado de ShareID, que é um nome exclusivo atribuído a todos os seus ShareRooms. Está ligado diretamente à sua conta SpiderOakONE e é mostrado em todas as URLs dos seus compartilhamentos. Mesmo se você configurá-lo agora, você pode alterá-lo mais tarde, se desejar.

Um RoomKey também precisa ser configurado, o que muda com cada ShareRoom que você cria. É essencialmente um nome de usuário que outras pessoas podem usar para acessar esse compartilhamento específico. Para maior segurança, você pode opcionalmente solicitar que uma senha seja inserida antes que qualquer um possa ver os arquivos.

Um ShareRoom pode ser acessado diretamente pelo URL, bem como através do site da SpiderOak, onde o ShareID e o RoomKey  servem como credenciais.

O nome, a descrição, a senha e as pastas de um compartilhamento podem ser alterados mesmo depois de você criar um  ShareRoom .

Nota:  SpiderOakONE também permite criar links de compartilhamento público para arquivos específicos em sua conta, mas você não pode protegê-los com senha, e isso só funciona para arquivos, não para pastas. Há mais sobre isso no Slide 3.

Guia Preferências Gerais

Esta é uma captura de tela da aba “Geral” das preferências do SpiderOakONE, que você pode abrir a partir do canto inferior direito do programa.

Várias coisas podem ser feitas aqui, como escolher abrir o SpiderOakONE minimizado na barra de tarefas quando você abri-lo pela primeira vez, desabilitando a tela inicial quando o SpiderOakONE for iniciado pela primeira vez (o que o abrirá um pouquinho mais rápido) e mudando o local da pasta usado para fazer o download de arquivos de backup.

“Ativar a integração do sistema operacional” permitirá que você faça as coisas diretamente no menu de contexto do Windows Explorer em vez de abrir o SpiderOakONE, como escolher os arquivos e pastas para backup, criar links de compartilhamento e mostrar versões históricas de um arquivo. Arquivo.

Para mostrar um ícone especial nos arquivos e pastas que já foram copiados para sua conta SpiderOakONE, ative a opção “Exibir ícones de sobreposição de arquivos e pastas”. Ao navegar pelas pastas em seu computador, isso facilita a visualização rápida de quais arquivos são armazenados em backup e quais não são.

“Pedir Senha no Startup” exigirá que a senha da sua conta seja inserida toda vez que o SpiderOakONE for iniciado após ter sido completamente desligado.

Normalmente, quando você seleciona as pastas e arquivos dos quais deseja fazer o backup na guia “Backup”, a quantidade de espaço necessária para armazenar os arquivos será calculada na parte inferior da tela.

Como isso pode levar muito tempo para ser executado, você pode evitá-lo colocando uma marca ao lado da opção “Desativar cálculos de espaço em disco durante a seleção de backup”.

Se você quiser usar uma tecla de atalho para abrir rapidamente o SpiderOakONE, você pode definir um na parte inferior desta aba depois de habilitar “Usar Atalho Global para exibir o aplicativo SpiderOakONE”.

Guia de Preferências de Backup

Esta imagem mostra a aba “Backup” das preferências do SpiderOakONE.

A primeira opção permite que você pule o backup de arquivos maiores que o valor (em megabytes) inserido aqui. É como definir seu próprio limite de tamanho de arquivo.

Por exemplo, se você ativar a opção e, em seguida, colocar 50 na caixa, o SpiderOakONE fará o backup apenas de arquivos com 50 MB ou menores. Se uma pasta que você marcou para backup contiver, digamos, 12 arquivos acima desse tamanho, nenhum deles será salvo em backup, mas todo o restante nessa pasta com tamanho menor que esse tamanho  será  armazenado em backup.

Se você estiver usando essa restrição de tamanho e um arquivo se tornar maior do que o que você inseriu aqui, ele simplesmente deixará de ser armazenado em backup. Ele não será excluído da sua conta. Se ele for modificado novamente e passar para o intervalo especificado, ele será reiniciado novamente.

Você também pode ativar a opção “Não fazer backup de arquivos mais antigos que”. Você pode escolher um certo número de horas, dias, meses ou anos. Por exemplo, se você inserir 6 meses, o SpiderOakONE fará backup somente dos arquivos com menos de 6 meses. Qualquer coisa com mais de 6 meses não será submetida a backup.

À medida que seus arquivos se tornam mais antigos do que a data especificada aqui, eles permanecerão em sua conta, mas não serão mais armazenados em backup. Se você modificá-los novamente, tornando-os mais novos do que a data escolhida, eles começarão a ser copiados novamente.

Nota: Por favor, entenda que ambas as situações sobre as quais falei acima só entram em vigor para novos backups. Por exemplo, se você fez o backup de arquivos com mais de 50 MB de tamanho e mais de 6 meses e, em  seguida, habilitar essas duas restrições, o SpiderOakONE não fará nada para seus backups existentes. Ele apenas aplicará as regras a qualquer novo dado que você fizer backup.

Para parar de fazer backup de arquivos de uma determinada extensão de arquivo, você pode preencher a seção “Excluir curinga de correspondência de arquivos”. Isso é como configurar sua própria restrição de tipo de arquivo.

Por exemplo, se você preferir não fazer o backup de arquivos MP4, basta colocar  * .mp4  nessa caixa para impedir que eles façam o backup. Você também pode colocar  * 2001 *  na caixa para evitar que qualquer arquivo com o nome “2001” seja carregado. Outra maneira de excluir arquivos é com algo como  * house , o que impediria o backup de arquivos com nomes que  terminam  em “house”.

Usando essas restrições, os seguintes são exemplos de arquivos que não seria de backup: “vídeo .mp4 “, “pics_from_ 2001 .zip”, e “a nossa casa .jpg”.

Nota: Separe várias exclusões com uma vírgula e espaço. Por exemplo: * .mp4, * 2001 *.

Com exceção do caractere curinga do tipo de arquivo (* .iso, * .png, etc.), essas regras de sintaxe curinga também funcionam na seção “Excluir curinga de correspondência de pastas”.

Pastas inteiras, além de quaisquer arquivos que elas contenham, podem ser evitadas em seus backups usando esses curingas. Algo como  * music *  ou * backup *  pode ser inserido aqui para garantir que nenhuma pasta com “music” ou “backup” em seu nome seja salva em backup.

Para permitir visualizações em miniatura na sua conta SpiderOakONE, marque a opção “Ativar geração de visualização”. Isso significa que os tipos de arquivos suportados exibirão uma visualização no navegador para você ver antes de fazer o download deles.

Guia Preferências de agendamento

Mudar o horário que o SpiderOakONE é executado para verificar se há atualizações com seus backups, sincronizações e compartilhamentos pode ser feito aqui na guia “Agenda” das preferências do programa.

Cada seção – “Backup”, “Sincronizar” e “Compartilhar” – pode ser configurada para ser executada nos seguintes horários: automaticamente, a cada 5/15/30 minutos, a cada 1/2/4/8/12/24/48 horas, todos os dias em um determinado horário, uma vez por semana a uma determinada hora do dia ou uma determinada hora do dia todos os dias da semana ou fins de semana.

Nota:  Nem a agenda “Sincronizar” nem a “Compartilhar” podem ser configuradas para serem executadas com mais frequência que a programação “Backup”. Isso ocorre porque essas duas funções exigem o backup de seus arquivos antes que possam ser sincronizados ou compartilhados.

Quando os arquivos em uma pasta foram alterados, o SpiderOakONE pode verificar novamente a pasta inteira em busca de atualizações imediatamente após a ativação da opção “Ativar a nova varredura automática de pastas alteradas”.

Guia Preferências de Rede

Várias configurações de rede podem ser configuradas a partir da aba “Rede” do SpiderOakONE nas preferências.

O primeiro conjunto de opções é para configurar um proxy.

Em seguida, você pode habilitar “Limitar Largura de Banda” e inserir uma figura na caixa para evitar que o SpiderOakONE carregue seus arquivos mais rápido do que você define.

Nota:  Você não pode limitar a largura de banda de download, basta fazer o upload. Isso, então, é essencialmente limitar sua própria largura de banda aos servidores da SpiderOakONE.

Se você tiver vários dispositivos na mesma rede conectada à sua conta SpiderOakONE, você deverá manter a opção “Allow LAN-Sync” habilitada.

O que isso faz é deixar seus computadores se comunicarem diretamente quando estão sincronizando arquivos uns com os outros. Em vez de baixar os mesmos dados para cada computador da Internet, os arquivos são carregados em sua conta a partir do computador de origem e, em seguida, sincronizados com os outros dispositivos através da rede local, acelerando consideravelmente a transferência de sincronização.

Tela de informações da conta

A tela “Informações da conta” pode ser acessada no canto inferior direito do programa SpiderOakONE.

Você pode ver informações sobre sua conta nessa tela, como a quantidade total de armazenamento que está usando atualmente, quando criou sua conta do SpiderOakONE, o plano que está usando, quantos dispositivos estão conectados ao seu conta e o número de compartilhamentos ativos que você tem.

Você também pode editar a senha da sua conta, alterar o  ShareID  que é usado com todos os seus ShareRooms e acessar outras configurações da conta para alterar seu e-mail, editar suas informações de pagamento e cancelar sua conta.

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Há muito a se amar sobre o SpiderOakONE e eu me recomendo regularmente, especialmente para aqueles que têm muitos computadores, não precisam de uma quantidade ilimitada de espaço de backup, mas apreciam o acesso ilimitado a versões anteriores de arquivos.

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