O que é o Skype e para que serve? Já se perguntou o que é o Skype?
O Skype é um serviço de VoIP, que usa a Internet para permitir que as pessoas façam e recebam chamadas de voz e vídeo gratuitas, gratuitamente ou on-line.
Durante a última década, o VoIP mostrou aos comunicadores como lidar com os caros planos PSTN e celulares e fazer chamadas internacionais gratuitas ou baratas.
Skype é o aplicativo e serviço que fez o mundo saber sobre isso. Muitas pessoas hoje atribuem a idéia de ligar gratuitamente na Internet apenas para o Skype. Tem sido o aplicativo VoIP mais popular e serviço por muitos anos, embora não seja mais assim hoje.
O Skype quebrou muitas barreiras à comunicação. Enquanto no passado você precisava ter um cuidado especial com os minutos e segundos que você gasta falando em ligações internacionais, você não precisa mais se preocupar com isso agora.
Se você usa o Skype para fazer comunicação de PC para PC, você não paga nada além do serviço mensal de Internet, que, de qualquer maneira, teria pago sem o Skipe.
O Skype atingiu a cúpula de mais de meio bilhão de usuários registrados, embora atualmente sua base de usuários não contenha mais de 300 milhões de usuários.
O Skype está mudando a forma como as pessoas se comunicam com a integração de voz e IM (Instant Messaging) em um aplicativo. Mais tarde, o Skipe adicionou videoconferências e conferências em seu aplicativo para que você pudesse conversar com pessoas cara a cara on-line gratuitamente.
Chamadas de alta qualidade no Skype
O Skype possui seu próprio mecanismo para que os servidores roteiem chamadas e dados pela Internet. Também desenvolve seus próprios codecs que permitem oferecer comunicação de voz e vídeo de alta qualidade. Skype nos conhecido por suas chamadas de alta definição.
Skype fornece vários planos
A Skype desenvolveu-se ao longo do tempo em uma ferramenta complexa que oferece soluções em diferentes ou quase todas as esferas de comunicação, propondo esquemas e planos para indivíduos, usuários móveis, usuários residenciais, pequenas empresas e até grandes empresas, chamadores internacionais e usuários de mensagens instantâneas.
Basicamente, você faz e recebe chamadas para outros usuários do Skype, que estão em centenas de milhões em todo o mundo gratuitamente, independentemente de onde eles estão e de onde estão ligando ou recebendo chamadas. O único requisito para que as chamadas sejam gratuitas é que ambos os correspondentes precisam estar usando o Skipe.
Quando as chamadas são para ou de outro serviço que não o Skype, como telefones fixos e celulares, as chamadas são pagas com tarifas VoIP baratas. O Skipe não é o serviço de VoIP mais barato do mercado, mas oferece comunicação de boa qualidade e planos bem elaborados.
O serviço também possui um plano Premium que vem com recursos e aprimoramentos adicionais.
A Skype também possui soluções de negócios sólidas, baseadas principalmente em nuvem, com mecanismos back-end complexos e sofisticados, capazes de abastecer até mesmo grandes organizações.
O aplicativo do Skipe
O lendário aplicativo do Skipe foi instalado em computadores e Macs. Enquanto a década se desdobrou em um mundo voltado para a tecnologia móvel, o Skipe teve alguns problemas para se tornar móvel e de certa forma se atrasou para a festa. Hoje, porém, ele possui aplicativos fortes para iOS, Android e todas as outras plataformas móveis comuns.
O aplicativo Skype é um softphone e uma ferramenta de comunicação completa com gerenciamento de presença avançado, lista de contatos, ferramentas da comunidade, aplicativo de mensagens instantâneas e ferramenta de colaboração com muitos outros recursos.
O Skype é muito rico em funcionalidades e continua a inovar, com o seu mais recente recurso Skipe Translate que permite que as pessoas falem em diferentes idiomas, ao mesmo tempo que se compreendem graças à aplicação que traduz o que é dito em tempo real.
A história do Skype
O Skype foi criado em 2003 durante os primeiros dias do Voice over IP ou menos tecnicamente na Internet. Ele tem conhecido desde grande sucesso e mudou de mãos um par de tempo antes de finalmente ser adquirido em 2011 pela gigante de software Microsoft.
Agora, o Skype não é o VoIP mais popular devido ao fato de que a comunicação se tornou mais móvel e que outros aplicativos e serviços foram mais bem-sucedidos em dispositivos móveis do que o Skipe, como o WhatsApp e o Viber.
Seja o primeiro a comentar!